Conecte-se conosco

Black Friday: saiba como fazer boas compras

Quer aproveitar a Black Friday para comprar bem e economizar de verdade? Leia esse artigo e confira as dicas que preparamos para você!

Publicado

em

Logo que o mês de novembro se inicia cresce a expectativa para uma das datas mais aguardadas do varejo: a Black Friday.

Essa ação de vendas teve origem nos Estados Unidos e se refere ao dia do ano em que lojistas liberam grandes descontos em produtos e serviços. Ela marca, de forma não oficial, o início das compras de fim de ano e garante benefícios tanto para consumidores quanto para as marcas.

A Black Friday já se popularizou também no Brasil e acontece na 4ª sexta-feira de novembro, com ofertas liberadas já a partir da meia noite.

Essa pode ser a oportunidade perfeita para comprar eletrônicos, roupas, maquiagem, eletrodomésticos, entre uma infinidade de produtos. Muitas pessoas passam meses economizando para aproveitar a avalanche de promoções que acontecem na data.

Black Friday

No entanto, mesmo na Black Friday, é preciso tomar alguns cuidados para, de fato, comprar bem e evitar os falsos descontos ou cair na tentação de consumir algo que você não precisa. Afinal, com os sites pipocando de cupons e selos promocionais, pode ser difícil evitar a tentação de gastar mais que o necessário.

Pensando nisso, neste artigo listamos algumas dicas para te ajudar a fazer boas compras na Black Friday. Boa leitura!

Faça uma lista com os produtos que precisa

Enquanto a Black Friday não chega, aproveite para se planejar. Faça uma relação com os produtos que você realmente precisa, por ordem de prioridade, ou seja, comece por aqueles mais necessários.

Assim, você mantém o foco nas coisas importantes e evita se distrair com a enxurrada de e-mails, anúncios e ofertas de todo tipo de vendedor. É uma maneira de garantir que você consiga comprar o que necessita pagando mais barato e sem gastar mais do que deve.

Pesquise a reputação das empresas

Já ouviu o ditado “bom demais para ser verdade”? Pois então, caso você veja uma oferta inacreditável, com um valor muito abaixo do que é praticado pela concorrência, desconfie.
A atenção deve ser redobrada principalmente se você nunca ouviu falar da empresa que está anunciando a promoção.

Uma boa estratégia para verificar se uma loja é confiável, é acessar sites onde os consumidores avaliam a empresa e, com base nessas informações, é gerada uma nota de reputação, seja ela positiva ou negativa.

Um dos sites mais famosos nesse segmento é o Reclame Aqui. É só acessar para ver a “nota” da empresa, quais são as reclamações dos usuários e se as solicitações são respondidas e resolvidas.

Assim, você se livra dos golpes e não perde dinheiro.

Compare e acompanhe os preços antes da Black Friday começar

Infelizmente, uma prática comum entre algumas empresas, é aumentar o valor dos produtos que vendem nas semanas que antecedem a Black Friday, para simularem uma oferta de desconto na data.

Dessa forma, acabam vendendo pelo valor real do produto e enganando o consumidor. É o famoso “tudo pela metade do dobro”.

Uma das dicas para comprar bem na Black Friday é começar a pesquisar os preços dos produtos que você quer adquirir algumas semanas antes, bem como comparar esses valores em diferentes lojas.

Assim, você consegue avaliar se os preços estão aumentando às vésperas do dia de promoções e se o “desconto” que será divulgado realmente compensa.

Veja alguns sites comparadores de preço que podem te ajudar nessa etapa:

Citamos os três que consideramos melhores, mas há diversas opções de sites e plug-ins que fazem o comparativo de preços, inclusive com a opção de você configurar um alerta para um produto e receber a notificação diretamente em seu celular quando o preço cair.

Atenção ao frete

Um ponto de observação importante, é que o valor do frete acaba sendo incorporado ao preço final que você paga pelo produto. Portanto, fique atento também ao custo de entrega antes de finalizar o seu pedido.

Caso o frete seja caro, quando você fizer a soma desse custo ao preço do produto, pode não compensar efetivar aquela compra. Por essa razão, recomendamos que preste atenção a esse valor “embutido”.

Pague as compras com cartão de crédito

Quando for pagar as compras da Black Friday, dê preferência ao cartão de crédito como forma de pagamento.

Alguns sites, por exemplo, só aceitam que o pagamento seja feito por meio de boleto. Esse já é um grande indício de que se trata de um golpe: você paga, o vendedor some e a sua compra nunca chega.

Por isso, ao utilizar o cartão de crédito, você tem meios de comprovar a fraude e pedir o estorno do valor, sem precisar arcar com o prejuízo.

Outra vantagem é que, dependendo do seu tipo de cartão, você ainda acumula pontos com as compras realizadas, que poderão ser convertidos em mais descontos em produtos selecionados, no futuro.

Conheça a política de trocas e devoluções

Comprar pela internet é cômodo, rápido e confortável, mas existe a desvantagem de não se poder ver o produto de perto ou até mesmo experimentar, no caso das lojas de vestuário, por exemplo.

Por isso, não é incomum que, ao receber a sua encomenda, ela não seja exatamente o que você imaginou ou que não seja o seu tamanho ideal, além, é claro, da possibilidade de haver avarias ou mau funcionamento.

Para se prevenir em casos como esses, é recomendável pesquisar qual é a Política de Trocas e Devoluções das empresas. Prefira aquelas marcas que não apenas aceitam a troca e a devolução dos produtos, mas que também facilitam esse processo, tornando-o ágil e seguro.

Essas são as principais dicas para você colocar em prática desde já e garantir que as suas compras na Black Friday sejam seguras e realmente gerem uma boa economia na hora de comprar aquele produto que você deseja.

Seguindo esses cuidados, você certamente fará boas compras e poderá, inclusive, aproveitar as promoções para adiantar alguns presentes de Natal. Mas não se esqueça: não gaste mais do que o necessário e planeje o que pretende comprar com antecedência para não comprometer o orçamento dos próximos meses.

Gostou das dicas? Então acesse o nosso blog e veja algumas opções de cartão de crédito para você usar nas suas compras da Black Friday!

 

 

 

Bombando na rede...