Conecte-se conosco

Quer limpar o nome? Conheça 5 dicas!

Se você está com o CPF negativado e não sabe como se livrar da bola de neve do endividamento, leia esse artigo e veja 5 dicas para limpar o seu nome!

Publicado

em

Está com o CPF negativado e que saber como limpar o nome? Pois saiba que existem milhões de pessoas na mesma situação que você!

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) demonstrou uma inadimplência recorde entre a população brasileira em 2022.

De acordo com o estudo, que foi realizado nos 26 estados e no Distrito Federal, 4 em cada 10 adultos estão com dívidas em atraso, o que corresponde a mais de 64 milhões de pessoas. Esse é o maior índice registrado em 08 anos.

Alguns fatores, como a renda abaixo da ideal, aumento na inflação e no preço dos alimentos, que diminuem o poder de compra das famílias brasileiras, ajudam a explicar esse cenário desfavorável quando o assunto é manter a saúde financeira.

Limpar o nome

Por isso, nesse artigo listamos cinco dicas úteis e fáceis de colocar em prática para te ajudar a limpar o seu nome e tirar o seu CPF dos serviços de proteção ao crédito de uma vez por todas.

Confira!

1 – Consulte o seu CPF

Em primeiro lugar, é aconselhável que você faça uma consulta detalhada no seu CPF para saber quais são as dívidas que você tem para quitar e qual é o valor de cada uma delas.

Com essas informações, fica mais fácil se preparar para negociar com as empresas credoras e elaborar um plano para o pagamento das contas em aberto.

Para fazer essa consulta de forma gratuita, você pode utilizar o serviço do Serasa. É só seguir o passo a passo:

  • Acesse o site do Serasa ou baixe o app;
  • Caso ainda não tenha uma conta, é preciso criar com seus dados, e-mail e senha;
  • Clique no botão “Consultar CPF”;
  • Insira o número do seu CPF e senha cadastrada;
  • Visualize os débitos que constam em seu nome e se há propostas de negociação disponíveis para você.

Além das dívidas, você também consegue acompanhar o score do seu CPF, ou seja, a sua pontuação ao longo dos anos. O score também é um fator consultado, por exemplo, pelos bancos na hora de liberar um cartão de crédito ou empréstimo.

2 – Participe de feirões de negociação

Os Feirões de Negociação são excelentes oportunidades para conseguir fechar bons acordos com os credores, parcelar dívidas e quitar débitos com descontos que chegam a 90% do valor do total da dívida.

O mais conhecido deles é, sem dúvida, o Feirão Limpa Nome do Serasa, que conta com a participação de mais de 200 empresas de diversos nichos, de bancos a empresas que prestam serviços de telefonia. Mais recentemente, o evento passou a aceitar o pagamento das contas via PIX, o que possibilitou que as pessoas tivessem seus nomes limpos em menos de 24h.

No entanto, alguns bancos como o Itaú, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco, por exemplo, também promovem os seus próprios Feirões de Negociação com possibilidade de pagar as suas contas atrasadas online, com ótimos descontos e de forma fácil.

Esses programas certamente vão te ajudar, e muito, a tirar o seu CPF dos serviços de proteção ao crédito e limpar definitivamente o seu nome.

3 – Considere pedir um empréstimo

A depender do valor dos juros acumulados, a sua dívida pode ficar muito alta e você pode cair na armadilha da bola de neve do endividamento. Juros do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, por exemplo, estão entre os mais altos do mercado.

Nesse cenário, talvez seja interessante recorrer a um empréstimo que tenha taxas e juros menores que aqueles que estão correndo junto com as dívidas atrasadas.

Alguns bancos e instituições financeiras, de fintechs aos bancos mais tradicionais, oferecem linhas de crédito também para pessoas que estão com o nome negativado. Portanto, faça os cálculos e analise se o pedido de empréstimo pode ser uma boa solução para quitar as suas dívidas e equilibrar as finanças.

Mas cuidado: não se comprometa com mais parcelas sem antes ter a certeza de que conseguirá pagá-las sem apertar muito o seu orçamento. A lógica é sempre trocar dívidas maiores por dívidas menores. Ou seja, negociar os débitos em parcelas que realmente cabem no seu bolso.

4 – Anote todos os seus gastos

Uma boa maneira de saber como você está gastando o que ganha é anotando todos os seus gastos, da padaria às contas de casa. A cada vez que tiver uma saída de dinheiro, anote em algum lugar ou faça uma planilha online para inserir esses valores.

Ao final de cada mês, você conseguirá visualizar para onde foi o seu dinheiro, se está gastando mais com alimentação, transporte, lazer etc.

Dessa forma, fica fácil entender quais são os gastos desnecessários e se planejar para evitar despesas supérfluas, o que certamente vai te ajudar a economizar cada vez mais e até mesmo guardar dinheiro para ajudar a pagar as contas atrasadas.

5 – Faça um planejamento financeiro

Com base na dica anterior, ficará muito mais fácil você se planejar financeiramente. Estipule metas de economia, compare a sua receita com as suas despesas, ou seja, quanto você ganha com quanto você gasta.

A partir de então, determine uma porcentagem da sua renda que você pretende guardar. Não comece com uma meta muito ambiciosa, vá aumentando aos poucos.

Por exemplo, guarde 5% nos dois primeiros meses, 10% a partir do terceiro mês e por aí vai.

Existem aplicativos gratuitos que podem ser muito úteis na hora de fazer o seu planejamento financeiro. Veja a seguir alguns deles:

Com base nessas dicas, você estará mais preparado para se organizar, planejar, juntar dinheiro, pagar as suas contas atrasadas e limpar o seu nome definitivamente. Dessa forma, poderá voltar a ter acesso a cartões de crédito e a uma infinidade de serviços indisponíveis para negativados.

Além do mais, terá o controle financeiro da sua vida, que também reflete em bem-estar e tranquilidade para fazer novos planos.

Gostou do conteúdo? Então leia o nosso artigo sobre o Feirão Serasa Limpa Nome 2022!

Bombando na rede...