Conecte-se conosco

Conheça os cartões de crédito que foram descontinuados em 2022

Quer solicitar um cartão de crédito e não consegue? Ele pode ter saído de circulação. Veja quais cartões foram descontinuados em 2022!

Publicado

em

O cartão de crédito é um dos produtos financeiros mais populares entre brasileiros. Provavelmente, você já se deparou com essa situação: ao procurar por um cartão, descobriu que não é mais possível solicitá-lo.

Mas, afinal, quais são os principais motivos que levam um cartão a sair de circulação ou deixar de aceitar novos usuários? Que cartões de crédito foram descontinuados em 2022?

Para te ajudar a entender essas questões, reunimos neste artigo uma relação com os principais cartões que foram cancelados no último ano.

Continue a leitura e entenda as razões que levaram à suspensão de cada um deles.

Cartão Mercado Livre

Cartões descontinuados 2022

Em 2019, o Mercado Livre lançou, em parceria com o Itaú Unibanco, o seu cartão de crédito com anuidade grátis, cashback e descontos exclusivos nas compras feitas no marketplace.

No entanto, apenas poucas unidades foram liberadas aos usuários que se cadastraram na lista de espera. Após um período de teste, o cartão foi descontinuado e, posteriormente, substituído pelo Cartão Mercado Pago.

Para solicitar o novo cartão, é preciso também entrar em uma fila de espera enquanto a empresa analisa o seu perfil de crédito e aguardar alguns dias para ter a função crédito liberada.

Cartão Mooba

Quando surgiu no mercado, o cartão da plataforma de cashback Mooba despertou um grande interesse dos consumidores pelas vantagens que oferecia aos clientes.

Um desses benefícios era a devolução de parte do dinheiro gasto em compras. Em alguns estabelecimentos parceiros, o cartão oferecia até 26% de cashback. No entanto, o site do cartão que era disponibilizado em parceria com o Banco Pan, saiu do ar sem qualquer tipo de aviso por parte do banco digital.

Desde então, o cartão Mooba Visa Classic Internacional não pode mais ser solicitado. Apesar de não haver um comunicado oficial, ele foi realmente descontinuado.

Credicard

Em 2022, os usuários do cartão Credicard foram surpreendidos com a notícia de que o produto deixaria de existir. Quem já era cliente, pode continuar a usar o cartão normalmente, além de acessar faturas e lançamentos.

No entanto, não é mais possível solicitar os cartões Credicard. O motivo? Eles se transformaram no cartão Iti, banco digital que pertence ao Itaú Unibanco. Entre os pontos positivos, estão a isenção da taxa de anuidade, limite de até R$ 20 mil e liberação rápida. A aprovação está sujeita a análise de crédito.

Hipercard

O ano de 2022 também marcou o fim dos cartões Hipercard, geridos em parceria com o Itaú Unibanco. A expectativa é que as novas emissões sejam com a marca Big.

Isso porque os supermercados Hiper foram comprados pelo grupo Big, que tem em seu portfólio marcas como o Big Bompreço, rede de supermercados bastante popular na região Nordeste, e o Sam’s Club.

Nesse cenário, clientes que já possuem os cartões com a bandeira Hiper podem continuar a usá-los sem nenhum problema, até a data de vencimento, quando serão substituídos. Os novos usuários deverão solicitar o cartão de crédito Big nas lojas do grupo.

Cartão Acesso

Clientes do Acesso Bank foram informados, em meados de 2022, que deveriam retirar o saldo de suas contas digitais até dezembro do mesmo ano. Ao mesmo tempo, o cartão Acesso foi descontinuado e a página saiu do ar.

Não houve uma explicação oficial por parte da empresa, mas é muito provável que o motivo tenha sido a compra do Acesso Bank pela Méliuz, que há algum tempo vem crescendo e se transformando em uma plataforma completa de produtos financeiros.

Ou seja, a empresa não faliu, na verdade ela foi vendida, e a tendência é que, com essa mudança, os clientes contem com ainda mais benefícios em uma plataforma robusta de uma marca ainda mais forte.

Submarino, Americanas e Shoptime

Também foram descontinuados os cartões das marcas Americanas, Submarino e Shoptime, todos geridos em parceria com o banco Cetelem. Desde julho de 2022, não é mais possível solicitar esses produtos financeiros, mas os usuários que já tinham os cartões ainda podem usá-los normalmente até a data de vencimento.

As 3 marcas passaram a oferecer aos clientes o cartão de crédito Ame Digital, que permite que as compras realizadas em sites e lojas físicas de parceiros sejam parceladas em até 21 vezes.

Oferece, ainda, descontos exclusivos e cashback em todos os produtos comprados no Ame Shopping, anuidade grátis, opção pré-paga e possibilidade de usar o saldo do cashback para fazer compras.

Esses são os principais cartões de crédito que foram descontinuados em 2022. A maior parte deles foi substituída por outra opção mais completa, capaz de oferecer mais vantagens aos clientes.

Gostou de saber o que aconteceu com esses cartões e quais foram os motivos para que eles saíssem de circulação?

Então continue acompanhando o nosso blog para ler notícias e acessar dicas sobre tudo o que acontece no mercado financeiro.

Bombando na rede...