Conecte-se conosco

Quer fugir de golpes na Black Friday? Veja 3 dicas.

A maior ação de vendas do varejo brasileiro está chegando. Para te ajudar a realmente economizar, listamos dicas para você fugir de golpes na Black Friday. Leia e saiba quais são!

Publicado

em

Na última sexta-feira de novembro acontece a Black Friday, evento “importado” dos Estados Unidos que acontece anualmente também no Brasil.

Na data, inúmeras empresas de diversos setores oferecem produtos e serviços com condições especiais para os consumidores, de grandes descontos até a garantia de frete grátis na entrega.

No entanto, apesar de ser um ótimo momento para fazer boas compras pagando menos e até mesmo usar o 13º para fazer as compras de Natal, é preciso estar atento aos golpes aplicados na Black Friday, como ofertas de lojas que não existem ou uma falsa redução dos preços.

A prática já tem até um trocadilho: a Black Fraude, como são chamadas as propagandas enganosas e os golpes aplicados em consumidores que, na ânsia de aproveitar os descontos, acabam caindo em ciladas.

golpes na Black Friday

Para te ajudar a comprar bem e com segurança na Black Friday, neste artigo listamos cinco dicas para identificar a evitar a Black Fraude e não sair no prejuízo.

Veja a seguir!

1. Desconfie de preços muito baixos para evitar golpes na Black Friday

Como já dissemos, na Black Friday é possível encontrar descontos realmente muito atrativos. No entanto, caso você veja um produto muito barato, é bom desconfiar, principalmente se você nunca ouviu falar na marca anunciante.

Uma boa opção é usar sites comparadores de preços, como o Google Shopping e o Buscapé para ver quanto custa o produto que você deseja em diferentes lugares.

É muito mais prático porque você poupa o seu tempo, já que consegue visualizar os preços de um mesmo produto, seja ele eletrônico, vestuário ou eletrodoméstico, em diversas lojas, a partir de um único site.

Se o preço estiver muito abaixo do que é praticado por lojas conhecidas do mesmo nicho, é um sinal de alerta.

Nessa situação, vale a pena pesquisar sobre a reputação da empresa e se ela é realmente confiável. Indicamos que você faça essa pesquisa no site Reclame Aqui, onde consumidores avaliam empresas e denunciam falsos vendedores.

2. Cuidado com links desconhecidos e estranhos

Consumidores loucos por ofertas e descontos estão mais aptos a agir por impulso para satisfazer as suas necessidades de consumo. Por isso, os golpes na Black Friday se tornaram mais comuns do que se imagina.

E uma das formas de se obter dados de terceiros, como número do cartão de crédito e dos documentos pessoais, é por meio do envio de links que hackeiam essas informações. Por isso, se você receber e-mails ou mensagens de texto de empresas das quais nunca ouviu falar com links estranhos, não clique.

O recomendável é que você aproveite todos os benefícios da data diretamente nos sites oficiais das marcas e que você adquira esses produtos de vendedores sérios e confiáveis.

3. Dê preferência ao cartão de crédito na hora de fazer as compras

Um outro tipo de golpe comum na Black Friday é oferecer um produto que a pessoa não tem para vender ou não irá enviá-lo para o comprador. Segue a mesma lógica do alerta que fizemos anteriormente: é anunciada uma promoção com um valor muito abaixo do mercado e muitas pessoas acabam comprando.

Os dias passam, até meses, e a encomenda nunca chega. Até que finalmente a pessoa se dá conta de que foi vítima da Black Fraude e pagou por algo que nunca irá receber.

Para se proteger desse tipo de constrangimento, é melhor que você utilize o seu cartão de crédito na hora da compra, ao invés de pagar em boleto ou via PIX, por exemplo.

Isso porque ao realizar a compra pelo cartão, caso você não receba o seu produto, você pode denunciar ao banco ou à instituição, provar que foi vítima de golpistas e conseguir o estorno do valor.

Em alguns casos, dependendo do intervalo de tempo, você pode até mesmo cancelar a compra antes que ela seja cobrada em sua fatura do cartão de crédito.

Nas outras formas de pagamento fica praticamente impossível reaver o dinheiro gasto e você fica no prejuízo. Portanto, prefira usar o cartão de crédito nas compras de Black Friday.

Agora que você já conhece dicas para se proteger dos golpes na Black Friday, fica muito mais fácil comprar com segurança e economizar de verdade.

Dica bônus: embora a Black Friday ocorra na última sexta-feira de novembro, muitas marcas antecipam as suas ofertas e já anunciam as promoções nas primeiras semanas do mês. Por isso, vale a pena ficar ligado desde já naquele produto que você deseja adquirir e acompanhar a variação dos preços.

Em alguns casos, a compra antecipada também valem muito a pena e você não corre o risco de não conseguir o que quer por falta de estoque nas lojas.

E aí? Gostou do conteúdo? Então leia também o nosso artigo sobre como fazer boas compras na Black Friday!

Bombando na rede...